Páginas

sábado, 11 de junho de 2011

O poder da língua


Talvez você leitor já tenha sido alvo, do poder devastador que a língua pode tomar na vida de alguém, ou até mesmo sua língua foi instrumento de maldição na vida de outras pessoas, no livro de Tiago vemos uma grande verdade: 


Tiago 3:8. “Nenhum homem pode domar sua língua. É um mal que não se pode refrear, está cheia de peçonha mortal”

Essa verdade podemos comprovar diariamente seja na família, no trabalho, na escola e até mesmo dentro da igreja. Ninguém esta livre de receber uma palavra que pode ferir, magoar ou amaldiçoar. A língua intencionalmente ou não pode destruir ou matar.
Há uns anos atrás, um pastor disse algo interessante, quando falamos algo de alguém, é como se jogasse um saco de penas, do alto de um prédio e depois tentar recuperar uma a uma... ou seja impossível.
Por outro lado, no livro de provérbios, vemos que também existe uma outra verdade:

 Provérbios 12:18
“Há alguns que falam como espada penetrante. Mas a língua dos sábios traz saúde” .

No livro de Tiago ainda encontramos

 Tiago 3:9
“Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” .

O capítulo 3 de Tiago, é todo dedicado ao mal uso da língua, seria muito bom, você poder ler todo este capítulo, mas continuando nosso tema. No livro de Tiago, podemos ver que a língua tem três aspectos interessantes: A primeira é que ela tem o poder de dirigir porque é comparada ao freio na boca de cavalos e ao leme do navio.


Tiago 3: 3 - 4
"Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa" .

Falando sobre leme e freio, Deus quer nos mostrar que as palavras sem direção podem levar à maldição, ao desastre; mas, se estiverem sendo bem guiadas, conduzem para bênçãos. Temos que vigiar a nossa língua e lembrar que, como diz Tiago, um pequeno leme conduz grandes navios

A segunda lição sobre o tema que ele aponta no livro de Tiago é de que a língua pode destruir, por ser veneno e fogo.


Tiago 3:5 - 8
"Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal".

Apenas uma fagulha pode incendiar toda uma floresta. Assim é com a língua. Apenas um comentário, por menor que seja, pode devastar uma vida, uma família, uma cidade. Da mesma forma o veneno, que apenas algumas gotas podem trazer morte

O terceiro ensinamento no livro de Tiago é a respeito do poder de deleitar, de dar prazer que a língua tem.


Tiago 3:12
"Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce?" .

Ela alimenta, ela sacia a sede, mas pode gerar frutos errados ou brotar água ruim para beber. As palavras devem ser usadas para bendizer o nome de Deus, para abençoar as pessoas, para proclamar. Um cristão tem que dar testemunho não apenas em seus atos, mas também em palavras.

Você crê que uma palavra pode levar à morte? Pode gerar um divórcio? Pode trazer maldição ao seu filho?
Quantos casamentos que foram destruídos, quantas calúnias mentiras e fofocas espalhadas em nossos tempos que deixaram pessoas magoadas, e destruíram por completo vidas. E quantas pessoas saíram decepcionadas e feridas de nossas igrejas, e hoje estão perdidas no mundo?
Mas hoje podemos aprender com o livro de Tiago, vamos domar nossa língua? Vamos usa-la para abençoar, para louvar a Deus e bendizer Seu santo nome, você vai ver que sua vida vai melhorar, a vida das pessoas a sua volta vai melhorar.
Faça essa oração hoje a Deus, peça a Ele sabedoria, discernimento para ser saber quando falar, como falar e se deve falar, que a graça e o amor de Deus possa invadir sua vida.

Fonte:http://marciosouza2011.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...