Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Eis me aqui

I SAMUEL 3

1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes.
2 Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado no seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver),
3 e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,
4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui.
5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou.
6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te.
7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada.
8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino.
9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar.
10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
11 Então disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual fará tinir ambos os ouvidos a todo o que a ouvir.
12 Naquele mesmo dia cumprirei contra Eli, de princípio a fim, tudo quanto tenho falado a respeito da sua casa.
13 Porque já lhe fiz: saber que hei de julgar a sua casa para sempre, por causa da iniqüidade de que ele bem sabia, pois os seus filhos blasfemavam a Deus, e ele não os repreendeu.
14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifícios, nem com ofertas.
15 Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do Senhor; Samuel, porém, temia relatar essa visão a Eli.
16 Mas chamou Eli a Samuel, e disse: Samuel, meu filho! Ao que este respondeu: Eis-me aqui.
17 Eli perguntou-lhe: Que te falou o Senhor? peço-te que não mo encubras; assim Deus te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma coisa de tudo o que te falou.
18 Samuel, pois, relatou-lhe tudo, e nada lhe encobriu. Então disse Eli: Ele é o Senhor, faça o que bem parecer aos seus olhos.
19 Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não deixou nenhuma de todas as suas palavras cair em terra.
20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor.
21 E voltou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela sua palavra. E chegava a palavra de Samuel a todo o Israel.

Eis me aqui

Essa era a situação da geração de Eli, uma geração que raramente experimentava a manifestação da Presença de Deus. Sem a manifestação da Presença de Deus nos tornamos meros religiosos, cumprindo obrigações religiosas.
A Presença de Deus é necessária! Como viveríamos sem o Senhor? Deus, no tabernáculo se manifestava em forma de uma nuvem durante o dia, e como coluna de fogo durante a noite... e era a Presença de Deus que garantia, pelo menos duas coisas ao povo: SEGURANÇA e DIREÇÃO. A nuvem gerava sombra durante o dia, dando descanso ao povo diante do sol escaldante do deserto, e durante a noite a coluna de fogo produzia calor no frio rigoroso das noites desérticas, além de espantar feras e serpentes que vivem à noite pelo deserto. Mais que isso, quando essa nuvem se movia, Israel se movia, a bússola do povo sempre foi a Presença de Deus! Sem a Presença de Deus estamos entregues aos perigos e pior que isso, estamos perdidos! Havia absoluta dependência da Presença de Deus! Sem a Presença de Deus eles realmente estariam mortos!
Israel, nos dias de Elí estava carente da manifestação da Presença de Deus... Não tinha segurança, e muito menos direção. Estavam completamente perdidos em sua religiosidade. Deus raramente falava, Deus raramente se revelava, e talvez por isso a coisa andava meio "relaxada". Os filhos de Elí envergonhavam o sacerdócio, que foi concebido no coração do Senhor, para ser santo. E Elí por sua vez fazia "vistas grossas" aos pecados dos filhos. Eles não estavam pecando somente contra si mesmos, eles pecavam contra o testemunho do Senhor! Chegaram a arriscar a arca da aliança, levando-a para um campo de batalha contra os filisteus, onde a mesma acabou saqueada, e alí os dois são assassinados e Elí morre, ao descobrir que a arca foi roubada, caindo de uma cadeira e quebrando o pescoço, que final triste para uma família sacerdotal... Quanta tragédia há onde Deus não se manifesta!
Tudo isso me faz perceber uma coisa: Essa geração não estava nem ligando para a manifestação da Presença de Deus! Tratavam a Presença de Deus como amuleto da sorte. Não temiam ao Senhor. Não honravam seu nome. Não honravam o ministério.
Oh!Como evitaríamos vergonhas ministeriais se anseássemos pela manifestação da Presença de Deus! Como estaríamos longe de escandalos e vergonhas como estas!
Infelizmente a Geração de Elí perdeu o gosto pela manifestação da Presença de Deus, e acabaram na vergonha.
Mas, a história não termina assim, graças a Deus! Existe a GERAÇÃO DE SAMUEL. Uma geração sacerdotal, que ama o ministério, ama ao Senhor, e vai trazer de volta a paixão pela manifestação da Presença de Deus!
No mesmo espírito que moveu o coração de Ana, mãe de Samuel, devemos nos mover! "Será do Senhor". Esse deve ser o clamor de nossa alma! Gerar em nossas vidas a GERAÇÃO SAMUEL. Ter em nosso coração o desejo de lançar sal na fonte!
Assim como Ana, podemos perceber de várias formas, o ministério entrando em crise em nossa geração, mas fazeremos voto diante de Deus, nos demoraremos em sua Presença para que nossa esterilidade espiritual seja curada, e assim poderemos gerar esses "Samuéis" do Senhor, meninos e meninas que AMAM A MANIFESTAÇÃO DA PRESENÇA DE DEUS, E QUE DE UMA VEZ POR TODAS ACABARÃO COM A VERGONHA DENTRO DA IGREJA!

Eis me aqui - Diante do Trono

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...